RPG

O lança-granadas-foguete, também chamado de lançador-propulsor de granadas LGP (em inglês rocket-propelled grenade, RPG) é uma arma de apoio de fogo da infantaria destinada ao lançamento de granadas especiais com a capacidade de auto-propulsão . Os RPG têm origem nas armas semelhantes (bazookas norte-americanas e Panzerfaust alemãs) utilizadas na Segunda Guerra Mundial para destruição de veículos de combate.

Após a Segunda Guerra Mundial, o desenvolvimento deste tipo de sistemas lançadores de granadas via combustível propelente, sofreu grandes avanços, tendo o seu apogeu no sistema de origem Soviética, o RPG-7, que conjuga as melhores características do Panzerfaust e da bazooka.O modelo RPG-7V pode levar uma mira telescópica e miras de infravermelhos ou visores noturnos. Todos os modelos de RPG-7 possuem miras ópticas que poderão ser adaptadas para visão noturna.

Dentro da gama de granadas disponíveis atualmente estão as PG-7, PG-7M, PG-7N. A PG-7V tem uma capacidade de penetração de 330mm em blindagem de aço. A versão PG-7VL consegue penetrar até 600mm em blindagens de aço. A PG-7VR é uma granada com ogivas em tandem (uma à frente da outra). Este desenho foi escolhido para penetrar as mais modernas blindagens reativas e a blindagem por detrás dessa, com que os tanques e blindados modernos podem estar equipados.

As granadas OG-7 e OG-7M possuem ogivas explosivas anti-pessoa. A versão OG-7V é uma granada de 2Kg, com 40mm de diâmetro. Possui uma ogiva de fragmentação efetiva a um alcance máximo de 350m, com um raio de ação de 150m.










Molotov

O coquetel molotov é uma arma química incendiária geralmente utilizada em protestos e guerrilhas urbanas. A sua composição mais frequente inclui um líquido altamente inflamável e perigoso ao ser transportado, geralmente uma mistura química de petróleo, gasolina, ácido sulfúrico, clorato de potássio, açúcar e Éter etílico é sua composição, eventualmente um agente que melhora a aderência do combustível ao alvo, misturados no interior de uma garrafa de vidro, e pano embebido do mesmo combustível na mistura de pavio, desnecessário se for arremessado sobre o alvo, devido à composição química no interior e a faísca produzida no choque da garrafa, dessa forma, nem sempre, se faz necessário o acender do pavio, antes de arremessar contra um alvo. 

O exército polaco utilizou um dispositivo da ignição por impacto, tomando desnecessária a pré-ignição da arma. Este consistia na adição de ácido sulfúrico à mistura, que iria reagir, após a quebra da garrafa, com uma mistura de clorato de potássio e açúcar, cristalizada sobre um pano enrolado em torno da garrafa.

O princípio do funcionamento básico da arma reside na dispersão química de líquido inflamável após o impacto num alvo ou no chão. A ignição não é imediata dando tempo para que uma pequena parte do líquido evapore o que provocará uma espécie de explosão de fraca potência, que pode ajudar à dispersão do restante líquido sobre uma área maior.







UZI

A UZI foi desenhada por Israel após a Guerra Árabe-Israelita de 1948. O desenho foi baseado no da CZ Modelo 25. A UZI foi, assim, submetida à avaliação do exército israelense, vencendo outras armas com desenhos mais convencionais devido à sua simplicidade e produção econômica. O modelo inicial foi aceito em 1951 e foi utilizado em batalha pela primeira vez em 1956.

A UZI foi utilizada pelas forças israelenses como uma arma de defesa pessoal, por soldados de suporte e de artilharia, oficiais e tripulações de carros de combate, enquanto também utilizada como uma arma de combate por forças de assalto de infantaria e forças especiais. O poder de fogo da UZI e o seu tamanho compacto mostraram-se excelentes ao eliminar bunkers sírios e posições defensivas durante a Guerra dos Seis Dias em 1967.












Ficha técnica:

-Calibre: 9 mm, .22 LR, .45 ACP
-Comprimento: 47 cm
-Velocidade inicial do projétil: 400 m/s
-Alcance: 200 m
-Cadencia de tiro: 600 disparos por minuto
-Peso: 3,5 kg

Desert Eagle

Comecemos pela própria concepção dela. Ela possui um sistme de realimentação automático dos cartuchos operados por meio de um mecanismo a gás, similar ao encontrado em rifles. Deste modo, ela pode utilizar cartuchos de munição de calibres absurdamente poderosos para uma pistola, como .357 Magnum, .44 Magnum e a .50 (Action Express), de poder de destuição impressionante.

Embora possua um stopping power (poder de deter um inimigo com apenas um tiro) de 100% na maioria das situações e consiga acertar um alvo com precisão de até 200 metros, a Desert Eagle é uma arma pouco recomendada para combate devido ao seu calibre exagerado, peso, munição e maneabilidade.









Ficha técnica:

-Calibre: .357 Magnum, .44 Magnum, .50 AE
-Comprimento: 27 cm (cano 15,24 cm)
-Capacidade: 7 a 9 munições
-Velocidade Do Projétil: 710 m/s
-Peso: 1.715 kg sem munição


FAMAS

O fuzil FAMAS comecou a ser feito em 1967 pela St-Etiennems, com o projetista francês Paul Tellie a frente do projeto. O calibre escolhido foi o 5,56x45 mm, que estava sendo adotado como calibre padrão das forças da OTAN naquela época. Os testes dos primeiros protótipos começaram em 1972 sendo que ocorreram problemas que fizeram a adoção do FAMAS atrasar. A incorporação do FAMAS como armamento padrão da tropa ocorreu em 1978 e desde então vem sendo aperfeiçoado e continuará a ser o armamento padrão do soldado francês no futuro com sua integração ao sistema FELIN já pronta.

O FAMAS é um fuzil de configuração Bullpup, ou seja, com mecanismo de disparo e carregador montado na parte traseira da arma, mais especificamente na coronha. Essa configuração, estranha aos olhos dos mais tradicionalistas, permite uma significativa dimunuição do comprimento total do fuzil, sem com isso sacrificar o tamanho do cano que continua com bom comprimento para tiros precisos a maiores distancias. O sistema de operação é por recuo com retardo, e aproveitamento dos gases do disparo. A janela de ejeção é ambidestra, o que significa que pode ser aberta para o lado direito ou esquerdo, de acordo com o perfil do soldado. A cadência de tiro atingida pelo FAMAS é de 1000 tiros por minuto, o regime totalmente automático. O FAMAS tem um seletor de tiro composto por 5 posições nas versões atuais do fuzil. Essas posições são "safe (travado); intermitente (um tiro por vez); 3 tiros (rajada curta) que é ótimo para se evitar desperdício de munição, principalmente para o soldado menos adestrado, totalmente automático.









Ficha técnica:

-Calibre: 5,56 x 45
-Comprimento: 75,7 cm (cano 48,26 cm)
-Velocidade inicial do projétil: 925 m/s
-Cadência de tiro: 1000 disparos por minuto
-Ação: Bullpup gás com recuo retardado
-Peso: 3,8 kg

AUG

O fuzil AUG, desenvolvido pela Steyr Mannlicher da Áustria, em conjunto com o exercito do país a partir de 1975, foi motivado pela necessidade de se substituir o fuzil calibre 7,62 mm em uso pelo mais moderno 5,56 X 45 mm, que estava se tornando padrão entre as forças da Europa ocidental naquela épica. O fuzil AUG possuía características revolucionarias para aquela época, como a configuração bullpup. A sigla "AUG" significa "fuzil universal do exercito". Existem 4 variantes básicas do AUG sendo uma em calibre de pistola, 9 mm, para uso policial; Uma curta em calibre 5,56 mm, para operações especiais; A versão padrão ou básica; E uma versão com cano mais pesado e bipé para ser usada como metralhadora de apoio.










Ficha técnica:

-Calibre: 5,56 x 45 mm
-Comprimento: 69 cm a 80 cm (cano 40 cm, 45 cm e 50 cm)
-Velocidade inicial do projétil: 950 m/s
-Cadencia de tiro: 650 disparos por minuto
-Ação: a gás com ferrolho rotativo
-Peso: 3,7 kg

Rifle semi-automático .22 LR

RIFLE SEMI-AUTOMÁTICO .22 LR

A versatilidade do rifle no calibre .22 LR (Long Rifle), permite que ele seja utilizado na caça de pequenos animais, no esporte, para iniciantes no tiro, e no lazer. O baixo preço da munição .22  faz do rifle uma arma ideal para quem quer se divertir, se iniciar na prática do tiro ou mesmo no esporte. O rifle .22 LR possui um sistema semi-automático, com alta velocidade de disparo, que pode efetuar 10 tiros em menos de 2 segundos. Sua precisão em tiros a longa distância é impressionante, seu estampido é baixo e o recuo é praticamente imperceptível.



O rifle pode ser alimentado por um carregador de 10 tiros ou manualmente. Todas as munições de velocidade standard (SV), de alta velocidade (HV), ou mesmo aquelas do tipo Hyper Velocity, podem ser utilizadas no carregador do rifle, ao contrário de munições como .22 Curto e .22 Expresso que necessita que o sistema seja alimentado manualmente tiro a tiro. O rifle .22 LR apresenta opções de canos de 18" e 21" e duas versões de coronha: de polipropileno preto de alta resistência e de madeira de lei do tipo Monte Carlo.



CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS
Calibre: .22 LR
Capacidade de tiros: 10 tiros
Comprimento do cano: 530 mm(21") e 460mm(18")
Comprimento da arma: 102 cm(21") e 94cm(18")
Peso: varia de 1,95kg a 2,65kg dependendo do modelo e acessórios
Coronha: Madeira e Polipropileno. 

Espingarda Pump CBC 12


PUMP CBC 12

Ideal para o uso policial, a Pump CBC 12 é uma arma indicada para ser usada em situações nas quais a confiabilidade e a qualidade sejam fundamentais para intimidar o oponente.


 A Pump policial é uma arma de repetição, de calibre 12, com câmara para cartuchos de até 3" Magnum, monocano, de alma lisa, com 19 polegadas e capacidade de até 8 tiros. Ela pode disparar cartuchos carregados com esferas de chumbo, balote e outros tipos de cartuchos policiais anti-distúrbios "less letal".







Em sua versão com cano de 24 polegadas, a Pump CBC 12 é liberada para o uso civil, sendo indicada para a defesa residencial e patrimonial. Ideal para a defesa em curta e médias distâncias, mesmo quando usada em momentos de tensão, ela apresenta vantagens em relação ao revólver e a pistola, que exigem certa habilidade por parte do usuário. Podendo acertar o alvo a 10 metros de distância com um único disparo, acertando-o com centenas de esferas de chumbo, além de seu grande poder de intimidação o que muitas vezes faz com que o confronto seja evitado. A seguir alguns exemplos de munição calibre 12".






MT-40

A submetralhadora MT-40 é fruto de um acordo entre a Taurus e a empresa Chilena FAMAE. A FAMAE forneceu o projeto da sua submetralhadora SAF para a taurus que começou a produzir em calibre 40 para fazer parte de uma linha de produtos direcionada ao mercado policial militar brasileiro. Atualmente muitas forças policiais do Brasil todo já fazem uso desta submetralhadora. Tendo seu ponto negativo que é a alta cadencia de tiro de 1200 tiros por minuto, e a tendência atual nessa classe de armamento é a de cadencia de tiro menores na faixa dos 550 a 600 tiros por minuto para se evitar o desperdício de munição e torna mais controlável o disparo em regime automático.








Ficha técnica:

-Calibre: .40 S&W
-Comprimento: 67 cm (cano 20 cm)
-Velocidade inicial do projétil: 300 m/s
-Cadencia de tiro: 1200 disparos por minuto
-Capacidade: 30 munições 
-Peso: 3,7 kg

Barrett M107 . 50

É um fuzil de alta potência para atiradores de elite/snipers, usado pelas Forças Armadas dos EUA, variante da Barrett M82. O M107 dispara uma potente munição calibre .50, que foi utilizada durante muito tempo como a munição padrão de metralhadoras pesadas.

Com um alcance efetivo de mais de 1.850 metros, e um incrível poder de impacto, o fuzil se mostrou eficiente contra múltiplos alvos, inclusive soldados, veículos e aeronaves, podendo assim penetrar em veículos sem blindagem ou com blindagem leve. A versão padrão do M107 vem com mira telescópica e suporte de dois pés, que juntos aumentam a precisão durante os disparos. O design da arma e seu cano retrátil minimizam o recuo, enquanto a ação semiautomática de 10 tiros permite ao atirador concentrar-se em um alvo através de tiros simultâneos.










Ficha técnica: 

-Calibre: .50 BMG
-Comprimento: 145 cm (cano 73,7 cm)
-Velocidade inicial do projétil: 853 m/s
-Alcance máximo: 5000 m
-Alcance efetivo: 1850 m
-Peso: 14,5 kg