Molotov

O coquetel molotov é uma arma química incendiária geralmente utilizada em protestos e guerrilhas urbanas. A sua composição mais frequente inclui um líquido altamente inflamável e perigoso ao ser transportado, geralmente uma mistura química de petróleo, gasolina, ácido sulfúrico, clorato de potássio, açúcar e Éter etílico é sua composição, eventualmente um agente que melhora a aderência do combustível ao alvo, misturados no interior de uma garrafa de vidro, e pano embebido do mesmo combustível na mistura de pavio, desnecessário se for arremessado sobre o alvo, devido à composição química no interior e a faísca produzida no choque da garrafa, dessa forma, nem sempre, se faz necessário o acender do pavio, antes de arremessar contra um alvo. 

O exército polaco utilizou um dispositivo da ignição por impacto, tomando desnecessária a pré-ignição da arma. Este consistia na adição de ácido sulfúrico à mistura, que iria reagir, após a quebra da garrafa, com uma mistura de clorato de potássio e açúcar, cristalizada sobre um pano enrolado em torno da garrafa.

O princípio do funcionamento básico da arma reside na dispersão química de líquido inflamável após o impacto num alvo ou no chão. A ignição não é imediata dando tempo para que uma pequena parte do líquido evapore o que provocará uma espécie de explosão de fraca potência, que pode ajudar à dispersão do restante líquido sobre uma área maior.







Nenhum comentário:

Postar um comentário