M249

M249 é uma metralhadora padrão do exército dos EUA, criada no fim da década de 1970. Esta arma também é usada pelo Corpo de Fuzileiros Navais do Brasil (CFN), em suas unidade de infantaria, e sua versão "PARA" (com a coronha rebatida) é utilizada por elementos de operações especiais.

A FN M249 PAR foi desenhada pela Fabrique Nationale Belga, para participar de um concurso feito pelos militares estadunidenses com o intuito de se encontrar uma nova metralhadora, que fosse resistente, potente, e simples de usar. A M60 era uma excelente metralhadora nesses quesitos. Porém ela era bastante pesada para se ficar carregando.

No fim do concurso, em 1982, foi escolhida a M249, que não só tinha todas as qualidades da M60 como era bem leve, e um soldado mais forte pode dispará-la com apenas uma mão. Os soldados lhe deram o apelido de "Rambo". A arma passou a equipar as torres dos tanques e as traseiras dos jipes, além dos soldados de suporte dos esquadrões. A M249 é uma arma do tipo SAW (squad automatic weapon), isto é. é uma arma que deve ser usada em benefício de todo o esquadrão.É uma boa arma para o apoio de tropas, pois é leve(comparada com outras metralhadoras) e potente, tem uma boa cadência de tiro e seus projéteis alcança longa distância













Ficha técnica:

-Munição: 5.56 x 45 mm NATO
-Comprimento: 103 cm (cano 46 cm)
-Velocidade inicial do projétil: 915 m/s
-Alcance máximo: 3.600 m
-Cadência de tiro: 700 à 900 disparos por minutos
-Capacidade: 100 à 200 munições
-Peso: 7 kg descarregada (10 kg carregada)


Um comentário: