Durante o começo em meados de 1950 a RFA (Alemanha Ocidental), bem como outros países da OTAN, teve necessidade de rearmar seus exércitos com o cartucho padrão 7.62x51 mm. Inicialmente os alemães prefiriram o FN FAL belga, eles o aprovaram com a designação G1 em 1956. Devido a razões óbvias a Alemanha queria fabricá-los em seu próprio território e tentou comprar a licença de fabricação do FAL, mas a Bélgica rejeitou o pedido, daí a Alemanha se voltou para outro projeto, derivado do CETME espanhol. A Alemanha comprou a licença de fabricação e transferiu o projeto para a empresa Heckler & Koch, situada em Oberndorf, com algumas modificações. O projeto do fuzil foi aprovado pelo Bundeswehr sob designação de G-3 em 1959, sendo esta usada desde essa data até 1995 pelo exercito alemão. A G-3 e suas diversas versões são a principal arma de mais de 50 países
O grande motivo da popularidade do fuzil G-3 é que ela é de construção e manuntenção mais simples e barata que seus principais rivais contemporâneos, a FN FAL e a americana M-14. A HK continuou sua produção a´te meados de 2000-2001, quando ela desapareceu dos catálogos da empresa. No entanto, a HK ainda produz uma gama de armas que tem como base a G-3, como a submetralhadora HK MP-5 de calibre 9mm OTAN, a HK33 de calibre 5.56 mm, as HK-23 E HK-21, ambas metralhadoras em calibre 7.62, além do fuzil de precisão PSG-1 (também em calibre 7.62), entre outros. Em geral o G-3 é um rifle como um dos melhores fuzis 7.62 do mundo, ele é versátil, confiável, controlável e não dispendioso, e também é muito popular no mercado civil, sendo que só foi produzido para operar em semi-automático conhecido, inicialmente como HK-41 e mais tarde como HK-91.
O G-3 funciona com o sistema ação de recuo simples retardado também conhecido como delayed blowback, sendo que nele há dois roletes que atrasam a abertura da culatra. Esse sistema foi desenvolvido na Mauser no final da 2ª Guerra Mundial e refinado na Espanha. O fuzil tem a maior parte de seus componentes feita em aço estampado por isso sua construção é menos complicada que seus contemporâneos.
Ficha técnica:
-Calibre: 7.62x51 NATO
-Comprimento: 102 cm (cano 45 cm)
-Velocidade inicial do projétil: 790 m/s
-Alcance efetivo: 630 m
-Cadência de tiro: 600 disparos por minuto
-Capacidade: 20, 40 e 60 munições
-Peso: 4,4 kg (descarregada)
Nenhum comentário:
Postar um comentário